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Arquitetos: Zaha Hadid Architects
- Ano: 2019
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Fotografias:Hufton+Crow
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Fabricantes: Sika
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Aeroporto Internacional de Beijing Daxing é um novo complexo a 46 quilômetros do centro de Pequim. Desenvolvido para aliviar o congestionamento no aeroporto existente da capital, ele será um importante centro de transporte para a região com a maior demanda mundial de viagens internacionais e será totalmente integrado à crescente rede de transporte do país.
Inicialmente, o Beijing Daxing atenderá 45 milhões de passageiros por ano, aumentando sua capacidade para 72 milhões até 2025 graças à expansão planejada para atender até 100 milhões de passageiros e 4 milhões de toneladas de carga anualmente. O terminal de passageiros de 700.000 metros quadrados inclui um centro de transporte terrestre de 80.000 metros quadrados que oferece conexões diretas a Pequim, a rede ferroviária nacional de alta velocidade e serviços de trem local, fornecendo um catalisador para o desenvolvimento econômico em Tianjin e na província de Hebei.
Recentemente atribuído pela Associação Internacional de Transporte Aéreo, o código do aeroporto é "PKX" define um novo padrão em serviços de transporte aéreo, atendendo à crescente população da região em um terminal de passageiros compacto e eficiente, adaptável para crescimento futuro.
Guiados pelos princípios da arquitetura tradicional chinesa, os espaços são organizados interconectados em torno de um pátio central. O desenho do aeroporto guia todos os passageiros com facilidade pelas áreas de partida, chegada ou transferência até o grande pátio em seu centro, um espaço para reuniões com várias camadas no coração do complexo.
Seis formas fluidas dentro do teto abobadado alcançam o chão para apoiar a estrutura e trazer luz natural para dentro, direcionando todos os passageiros para o pátio central. A luz natural também entra através de uma rede de claraboias lineares que fornecem um sistema de navegação intuitivo em todo o edifício, guiando os passageiros para suas portas de saída. Seções estruturais de até 100 metros criam espaços públicos generosos e permitem o maior grau de flexibilidade para qualquer reconfiguração futura.
O design radial compacto da estrutura permite que um número máximo de aviões seja estacionado diretamente no aeroporto, com distâncias mínimas do centro do edifício, proporcionando conforto excepcional aos passageiros e flexibilidade nas operações. 79 portas com pontes aéreas conectam-se diretamente à estrutura que pode receber rapidamente os passageiros de seis aviões A380 simultaneamente.
Cinco píeres de aeronaves irradiam diretamente do pátio central principal do aeroporto, onde estão localizados todos os serviços e comodidades para passageiros, permitindo percorrer distâncias relativamente curtas pelos corredores, sem a necessidade de trens de ligação automatizados. Como resultado, o design compacto da estrutura minimiza as distâncias entre o check-in e a porta, bem como as conexões entre as portas para a transferência de passageiros. Essa configuração radial garante que o portão de embarque mais distante possa ser acessado em um tempo de caminhada de menos de 8 minutos.
A geração de energia fotovoltaica é instalada em todo o aeroporto para fornecer uma capacidade mínima de pelo menos 10 MW. O aquecimento centralizado de Beijing Daxing, com recuperação de calor residual, é apoiado por um sistema de calor por fonte terrestre que incorpora uma área concentrada de fornecimento de energia de quase 2,5 milhões de metros quadrados.
O aeroporto também implementa a coleta de água da chuva e um sistema de gerenciamento de água que emprega armazenamento natural e purificação natural de até 2,8 milhões de metros cúbicos de água em novas áreas úmidas, lagos e córregos para evitar inundações e neutralizar o efeito da 'ilha de calor' do verão no microclima local.